18 de março de 2009

Miguel recebe uma prenda

Competência: Desenvolver processos básicos de compreensão da leitura.
Actividades: Exercícios de avaliação de processos integrativos e macroprocessos; Correcção colectiva dos exercícios realizados, com análise/debate das respostas divergentes.

Act. I - Lê o seguinte texto:

Miguel recebe uma prenda

Numa grande cidade, onde as ruas eram tão cumpridas que pareciam não ter fim e os prédios tão altos que quase tocavam as nuvens e onde automóveis, camionetas, autocarros, motas e bicicletas corriam em longas, longas filas, e onde as pessoas formigavam apressadamente para cá e para lá, vivia num bairro pobre, num sexto andar, porta 5, o pequeno Miguel com a mãe.
A mãe passava oito horas por dia numa fábrica de gabardinas a pregar botões. Nessas
horas Miguel ficava sozinho em casa ou descia à rua para tomar parte nas brincadeiras dos meninos.(...)
Certo dia, quando Miguel se encontrava sentado na borda do passeio a desenhar as suas figuras sobre o pavimento, parou diante dele uma mulher que lhe estendeu uma caixa.
- Tenho-te visto a desenhar nas pedras da rua – disse. Toma lá esta caixa de tintas.
Miguel abriu a caixa e olhou surpreendido para as várias filas de bisnagas, ordeiramente alinhadas. Espremeu um pouco de tinta espessa de algumas delas para o interior da tampa.Depois pegou no pincel, virou-o entre os dedos e sentiu-os estremecer como se o pincel os electrizasse.
«Quero pintar», pensou, «quero pintar já».

Ilse Losa,
O Expositor,
Edições Afrontamento (com supressões)
Act. II - Agora, responde às questões seguintes:

1 - Inferir relações.
2 - Identificar as ideias principais.3 - Compreender referentes.


Act. III - Análise /debate das respontas divergentes.

Orientados pela professora, cada aluno diz a resposta dada. No quadro, não assinaladas as que não merecem consenso, mas para as quais a turma deverá encontrar a resposta mais adequada.

Sem comentários: