14 de janeiro de 2009

Um Dia Maravilhoso de Neve

Competência: Praticar a leitura por prazer.
Actividades: Elaborar textos, individual e/ou colectivamente, sobre a neve; Publicitar o(s) texto(s) de forma a desenvolver o gosto pela leitura e pela escrita.



No dia 9 de Janeiro de 2009 aconteceu um fenómeno extraordinário e absolutamente maravilhoso. Pela primeira vez, desde que eu nasci, vi nevar.
Enquanto caminhava junto com a minha mãe em direcção à escola, mais precisamente quando atravessava a passadeira, de repente, senti alguns flocos de neve a cair lentamente sobre a minha cabeça e as minhas roupas. De imediato, a minha mãe muito admirada, exclamou:
- Olha Miguel, está a nevar!
Surpreendidos com tal acontecimento, estendemos as nossas mãos e tentámos tocá-la. Apesar de ela cair em pouca quantidade, deu para eu sentir a leveza destes maravilhosos flocos macios, bem como observar a sua brancura extrema.
Quando cheguei à escola, as pessoas que lá se encontravam, olhavam estupefactas para o céu e diziam alegremente:
- Está a nevar! Está a nevar!
Logo que tocou, eu e os meus colegas, subimos rapidamente as escadas e quando chegámos à nossa sala de aula, cumprimentamos a nossa professora e todos eufóricos, dirigimo-nos imediatamente para as janelas, para olhar com atenção aquele cenário maravilhoso. À medida que observávamos esta linda paisagem, a professora comentava:
- Aproveitem bem a neve! Ela não dura sempre! À mais de vinte anos, que não caia neve em Braga! Que coincidência, pois nós estamos a aprender o ciclo e os fenómenos da água.
Um pouco mais tarde, a nossa professora deixou-nos fazer uma pequena pausa e saímos todos para o exterior, para que pudéssemos aproveitar tamanha beleza. Já no recreio divertimo-nos a valer: recolhemos bocados de neve, fizemos bolas de diversos tamanhos, os quais serviram para atirar uns aos outros, jogámos futebol sem bola, etc..
De seguida, voltamos para a sala e começamos as nossas tarefas escolares, onde aprendemos o fenómeno da precipitação. No intervalo principal, como não tínhamos autorização para sair para o exterior, todos os alunos começaram a gritar com emoção:
- Queremos ir lá para fora! Queremos ir lá para fora!
A persistência era tanta que a funcionária viu-se obrigada a permitir a nossa saída para o recreio, onde voltámos a brincar com grande entusiasmo, pois já era possível pegar melhor na neve. De regresso à sala, retomamos as nossas tarefas: fizemos um pequeno texto sobre a neve e pintamos também um desenho.
Quando saí para almoçar, no caminho para casa, recolhi pedaços de neve e fiz uma pequena bola. Já em casa, pedi à minha mãe para a colocar no frigorifico, para que eu pudesse verificar, quanto tempo demoraria a derreter, o que veio a acontecer no final do dia.
Para termos uma recordação deste dia fantástico a professora tirou fotografias e a minha mãe resolveu filmar um pouquinho desta linda paisagem.
Para mim, foi o dia mais estupendo da minha vida.

Miguel – 9 anos



Neve

A neve caiu e disse:
Gosto de ti!
E o branco colou-se ao chão,
Cobrindo a montanha
e a rua,
O branco sorriu
ficando mais brilhante,
feliz, contente e cheio de alegria,
E a neve envergonhada derreteu.


Turma 16

Mais sobre o Inverno?

Sem comentários: