2 de dezembro de 2008

Um Amor Diferente

Competência: Experimentar múltiplas situações que desenvolvam o gosto pela escrita (textos de criação livre, textos com tema sugerido, textos com temas à escolha...).
Actividades: Esccrever um texto, individualmente, de forma a assinalar a semana do deficiente.

Cristiano, era um nadador salvador, muito experiente e habitualmente trabalhava na piscina Toti, que ficava na Totilândia.
Numa manhã de Outono, chegou mais um grupo de pessoas para iniciarem as suas aulas de natação. Ao aproximar-se, Cristiano deparou com uma bela jovem, que tinha uns lindos olhos negros, pontiagudos, que timidamente teimava em os esconder, com o seu longo cabelo negro, pontiagudos, que timidamente teimava em os esconder, com o seu longo cabelo negro. Cristiano ficou surpreendido com tal beleza e ao mesmo tempo nervoso, pois era a primeira vez que ensinava alguém tão especial.
Tília, era uma jovem absolutamente encantadora, que tinha uma deficiência nas pernas, que a impedia de caminhar como as outras pessoas e por isso, tinha que o fazer numa cadeira de rodas.
Apesar da sua insegurança, Cristiano, aceitou o desafio e prontamente meteu mãos á obra. Os dias foram passando e Tília foi lentamente ultrapassando as dificuldades que lhe surgia pela frente e quando finalmente, sentiu confiança em si própria, decidiu arriscar.
Um dia, quando todos menos esperavam, Tilia começou a nadar sozinha na piscina, sem esforço e sem ajuda.Quando voltou para trás, aproximou-se de Cristiano e deu-lhe um grande abraço, como forma de agradecimento. Ao fazê-lo, ambos ficaram muito emocionados e sentiram os seus corações a baterem muito depressa. Era, o amor que se começava a apoderar deles. Um pouco incomodada com a situação, Tília resolveu afastar-se rapidamente, mas Cristiano ganhou coragem e na presença de todos, olhou-a nos olhos e declarou-se apaixonadamente:
_ Tilia, és o meu grande amor! Queres casar comigo? – perguntou ele com voz trémula, ajoelhando-se na frente dela.
_ Eu adorava, mas não sei se devo fazê-lo. Eu sou muito diferente de ti – respondeu ela bastante comovida.
_ Estás doida! O que interessa é o meu amor por ti. Para mim, tu, és igual às outras pessoas - afirmou ele com grande determinação.
_ Então a minha resposta é sim. Sim, sim! _ gritou ela muito emocionada.
Passado algum tempo o casamento lá se realizou. Foi uma linda cerimónia e adivinhem quem apanhou o buquê da noiva: foi a cadelinha da Tília - chamada Pitoquinha, que também se apaixonou pelo Tico, que era o cão do Cristiano.
E atenção, a história ainda não acabou.
Mais tarde, veio saber-se que, Tilia, apesar da sua deficiência, participou com o apoio do seu treinador favorito, nos Jogos Paraolimpicos de Pequim, tendo recebido uma bonita medalha de ouro, pela sua maravilhosa e espectacular participação, como nadadora dos cem metros livres, atingindo assim um dos seus maiores objectivos: ser conhecida mundialmente.
Mas a felicidade maior ainda estava para acontecer, pois algum tempo depois, Tília e Cristiano tiveram um lindo filho, fruto deste grande amor que os unia.

Miguel José Lima de Oliveira – 9 anos
.